XXIV Congresso Internacional da Sociedade de Biomecânica

11/08/2013 20:19

De 4 a 9 de agosto de 2013 ocorreu na cidade de Natal o mais importante encontro da área da biomecânica – XXIV Congresso Internacional da Sociedade de Biomecânica e XV Congresso Brasileiro de Biomecânica -, com a participação de pesquisadores do mundo todo e em especial do BIOMEC e  LAEF do CDS/UFSC.  O evento foi organizado pela Escola de Educação Física da UFRGS em parceria com a ISB (International Society of Biomechanics), sob a presidência do Dr. Marco Aurélio Vaz, atual presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica.

Dentre os tantos conferencistas renomados presentes no encontro, destaca-se a presença do Dr. Miguel Nicolelis (Medical Center, Duke University, USA), Dr. Antonie van den Bogert (Cleveland State University, USA – Presidente da ISB), Benno Nigg (University of Calgary, Canada), Dra. Margareta C. Nordin (New York University, USA), Dr. Prof. Georg N. Duda (Julius Wolff Institut & Center for Musculoskeletal Surgery, Charité – Universitätsmedizin Berlin), Dr. Yasuo Kawakami (Faculty of Sport Sciences, Waseda University, Saitama, Japan), Dr. Walter Herzog (Faculty of Kinesiology, University of Calgary, Calgary, Canada), Dr. Roberto Merletti (Laboratory for Engineering of the Neuromuscular System, Politecnico Di Torino, Italy), Dr. Jim Parry (Charles University, Prague, Tcheck Republic) e Dr. Joseph Hamill (Director of the exercise science department at the University of Massachusetts at Amherst, USA).

A logo do evento, em padrão cromático, foi elaborada com a finalidade de representar o conceito de “orgânico” em referência ao verde das florestas brasileiras e o formato de uma bola de futebol, por ser o esporte mais importante da cultura e da história do Brasil. A bola também representou a união de todos os biomecanicistas do globo na Cidade de Natal, para discutir ciência.