Cinemática

Análise Cinematica 3D
Utilizada para a análise cinemática do movimento humano, analisa variáveis angulares e espaço-temporais, utilizando-se o sistema de reconstrução tridimensional de movimento Digital Motion Analysis System (DMAS 5.0®) da SPICATek®. Este sistema é composto por 4 câmeras filmadoras digitais, da marca DALSA – CCD Image Capture Technology / CA-D4, com resolução de 1024×1024 pixels, com fator de correção de 1:1 à 40 quadros por segundo (fps). Para reconstrução tridimensional do movimento o sistema DMAS 5.0 utiliza o método Direct Linear Transformation (DLT) desenvolvido por Abdel-Aziz e Karara (1971). Este procedimento utiliza pontos de controle ou de referência anatômicas demarcados previamente no sujeito (esferas de isopor cobertas por fitas auto-adesivas reflexivas). Para a calibração do equipamento foi utilizado o calibrador do sistema Peak Motus® (Accessories Manual Peak Performance Technologies Inc.), este composto por 25 pontos, não-coplanares, distribuídos no espaço determinado para a realização das avaliações.
Para minimizar os possíveis erros de digitalização o software dispõe do filtro digital Least Square Fit®, este que opera de forma automática com uma freqüência de corte estabelecida em 3 Hz.
Análise Cinemática 2D: Similar ao processo de análise 3D, porém com apenas uma câmera localizada a uma distância conhecida do espaço previamente calibrado onde o movimento a ser analisado é realizado.
Alguns softwares de análise 2D estão disponíveis para utilização (veja na aba “links”), como por exemplo o Skill Spector, exemplificado abaixo no vídeo
http://youtu.be/mpIsJJs46KY