Fotogrametria

A fotogrametria, segundo a American Society of Photogrammetry (ASPRS, 2009), é a arte, ciência e tecnologia de obtenção de informação confiável sobre objetos físicos e o meio ambiente por meio de processos de gravação, medição e interpretação de imagens fotográficas e padrões de energia eletromagnética radiante e outras fontes.

Com o advento das câmaras fotográficas digitais houve um impulso na área de fotogrametria, principalmente devido ao baixo custo dos equipamentos, o que facilitou a utilização desse método por diferentes profissionais e estudantes (iniciação científica). Em biomecânica, a fotogrametria é utilizada para a análise da amplitude de movimento articular (ADM) e posturais, podendo ser realizada em diferentes populações.

No BIOMEC foram realizados vários estudos sobre análise postural utilizando a fotogrametria: com atletas de taekwondo, futsal, handebol, futebol de campo, polo aquático, surfistas e estudantes, e também, com trabalhadoras, visando verificar a amplitude de movimento utilizando diferentes vestuários.

Referências

ASPRS. Guidelines for Procurement of Professional Aerial Imagery, Photogrammetry, Lidar and Related Remote Sensor-based Geospatial Mapping Services. 2009. Disponível em: http://www.asprs.org/society/committees/standards/Procurement_Guidelines_w_accompanying_material.pdf Acesso em: 05 abril 2011.