II ESCOLA DE INVERNO DE BIOMECÂNICA – BIOMECÂNICA DO CICLISMO: DA SAÚDE AO TREINAMENTO

16/09/2019 09:30

   O Grupo de Pesquisa em Biodinâmica da Universidade Federal de Santa Catarina (GPBIO/UFSC), coordenado pelos professores Dr. Fernando Diefenthaeler e Dra. Cíntia de La Rocha Freitas, realizou nos dias 13 e 14 de setembro de 2019 a II Escola de Inverno de Biomecânica – UFSC, neste ano com o tema “Biomecânica aplicada ao ciclismo: da saúde ao treinamento”. O evento totalmente gratuito contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Biomecânica, do Laboratório de Biomecânica, do Centro de Desportos e da Universidade Federal de Santa Catarina. Participaram do evento cerca de 70 pessoas (professores, técnicos, atletas, profissionais de Educação Física, alunos de graduação e pós-graduação). Dos 128 inscritos, o maior número de faltantes foram alunos da graduação, o que pode estar atrelado à greve estudantil aderida pelo Centro de Desportos no dia 10 de setembro. Em meio aos cortes na educação e o não incentivo às pesquisas científicas, acreditamos que a realização deste evento gratuito seja um importante momento para unirmos forças, e mostrarmos que estamos comprometidos com a responsabilidade social a nós atribuída.

   No primeiro dia, contamos com a participação do professor da Universidade Federal do Amazonas, Dr. Mateus Rossato, ex-aluno da UFSC, para falar sobre a “Biomecânica da técnica de pedalada no ciclismo”, em seguida, o atual mestrando da UFSC, Lucas Sampaio falou sobre “Métodos de treinamento no ciclismo”. Na parte da tarde, o evento contou com a participação de dois professores da UFSC, Dra. Gabriela Fisher falando sobre “Arrasto aerodinâmico no paraciclismo” e Dr. Cassiano Rech falando sobre “Ciclismo como meio para promoção da saúde”.

Prof. Dr. Mateus Rossato – UFAM

Prof. Bel. Lucas Sampaio – UFSC

Profa. Dra. Gabriela Fisher – UFSC

Prof. Dr. Cassiano Rech – UFSC

    No segundo dia, os professores Mateus Rossato e Lucas Sampaio aplicaram a biomecânica no ciclismo por meio da explanação sobre o uso do BikeFit. Em seguida, o professor Dr. Vitor Costa da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), ex-aluno da UFSC, falou sobre o “Mountain Bike XC competitivo”. Para encerrar, com chave de ouro, a II Escola de Inverno de Biomecânica, os participantes puderam contar com a presença de dois grandes atletas brasileiros: Ricardo Pscheidt, vitorioso atleta de Mountain Bike Cross Country, e Alexandre Ribeiro, triatleta hexa campeão do Ultraman no Hawaii. Os atletas contaram sobre a sua história no esporte, suas conquistas, suas filosofias de vida, suas dificuldades e seus treinamentos.

Prof. Dr. Mateus Rossato – UFAM e Prof. Bel. Lucas Sampaio – UFSC

Prof. Dr. Vitor Costa – UDESC

Prof. Ricardo Pscheidt – Atleta MTB

Prof. Alexandre Ribeiro – Atleta de triatlo

  Entendemos que o ciclismo possui uma grande importância na mobilidade urbana, na promoção de saúde e incentivo à hábitos saudáveis, no esporte amador e competitivo justificando a escolha deste tema para a Escola de Inverno de Biomecânica deste ano. O principal objetivo foi estender a discussão e o diálogo da pesquisa no âmbito acadêmico para aplicações na prática. Agradecimento especial à comissão organizadora do evento: doutorandos Morgana Lunardi e Raphael Sakugawa, mestrandos Grazieli Biduski e Lucas Sampaio, aos professores Fernando Diefenthaeler e Fabio Lanferdini. Agradecemos também a todos que colaboraram de alguma forma para a realização deste evento.

Em cima, da esquerda para direita: Grazieli Biduski, Morgana Lunardi, Raphael Sakugawa. Embaixo: Lucas Sampaio, Alexandre Ribeiro, Vitor Costa, Ricardo Pscheidt, Fabio Lanferdini, Fernando Diefenthaeler.

 

Comments